A Praia Brava é um dos destinos mais desejados de Santa Catarina, seja para morar, investir ou passar as férias. Com uma combinação única de natureza preservada, infraestrutura moderna e qualidade de vida, a Brava vai muito além do que se vê na areia e no mar.
Se você quer aproveitar tudo que esse paraíso tem a oferecer, aqui estão 10 experiências imperdíveis na Praia Brava, e uma dica extra no final:
Guia do que fazer na Praia Brava, Itajaí
Pronto para mergulhar no universo da Brava?
É claro que quando falamos deste pedacinho do litoral catarinense, curtir o sol e o mar é uma das primeiras dicas, mas com certeza a lista do que fazer na Praia Brava não para por aí.

As belezas da Praia Brava
1. Explore os 3 km de praia
A praia é, sem dúvida, a grande estrela da Praia Brava. Pode parecer óbvio recomendar que você aproveite o mar e a areia, mas a verdade é que muitos visitantes acabam ficando em um único ponto da orla e deixam de explorar tudo o que a Brava tem a oferecer. Ao longo de seus 3 km, a paisagem, o público e até o mar se transformam.
No centro da praia, o cenário é urbano, com condomínios de alto padrão e restaurantes que oferecem serviço de praia. Conforme você caminha pela orla, a Brava se torna mais selvagem, cercada por verde, com ondas perfeitas para o surfe e uma atmosfera mais tranquila.
Se quiser conhecer todas as faces da Brava, siga este roteiro:
- Comece pelo trecho central, onde estão os beach clubs e restaurantes. Depois, vá até a Lagoa do Cassino, um ponto encantador onde crianças brincam e surfistas aproveitam as ondas estáticas formadas quando a lagoa se encontra com o mar.
- No outro dia, descubra o lado norte. O Canto do Morcego irá te surpreender com sua natureza preservada, uma prainha quase secreta e até uma caverna escondida.
- Depois, explore a Brava Sul, onde o ribeirão Ariribá encontra o mar, a Praia Brava se funde com a Praia dos Amores, marcando a divisa entre Itajaí e Balneário Camboriú. Aqui, a caminhada pelas pedras do Morro do Careca revela um visual incrível da costa.
Seja qual for seu estilo, explorar a Praia Brava por inteiro é a melhor maneira de aproveitar esse paraíso. E se sobrar tempo, descubra as lindas praias próximas à Brava que vale a pena visitar.

A gastronomia da Praia Brava vai te deixar com água na boca.
2. Descubra a gastronomia de alto nível
A Brava se tornou um polo gastronômico na região, reunindo restaurantes renomados como Baobá, Aspas e Drummond, que servem desde frutos do mar frescos até sabores internacionais.
Se você está na dúvida de onde começar a explorar a cena gastronômica da Brava, siga esta lista com os 4 melhores restaurantes da Praia Brava. Depois, explore o nosso guia de bistrôs e restaurantes diferentes na Praia Brava.
A diversidade culinária da Praia Brava se compara com a dos grandes centros gastronômicos brasileiros. Além de cardápios deliciosos, ingredientes de qualidade e chefs premiados, aqui você também encontra bons coquetéis, vinhos selecionados e até experiências saudáveis.
E não estamos falando só de almoço e jantar, o café da manhã e da tarde também são levados a sério aqui. E como a gente adora dar dicas saborosas, também criamos uma lista das melhores cafeterias e padarias do bairro.

Ondas perfeitas e mar limpo.
3. Surfe ou pratique esportes aquáticos
Assim como a gastronomia, quando se fala na Praia Brava é impossível não pensar nas ondas perfeitas. Seja para o surfe, bodyboard, stand up paddle, kite-surf, jet ski ou até mesmo para um passeio de barco, as águas limpas da Praia Brava são um convite a se conectar com o mar.
Não tem muita intimidade com os esportes aquáticos? Sem problemas! Nas areias da Brava você encontra escola de surfe e nas lojas é possível comprar pranchas, roupas de banho e o que for necessário para praticar o esporte.
Se você é da turma do jet ski, lancha ou veleiro, encontrará toda a infraestrutura de marinas nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, que estão a poucos quilômetros da Praia Brava. Destaque para a sofisticada Marina Itajaí e a Marina Tedesco, que receberam a certificação Bandeira Azul.
Aqui está um guia completo para escolher a melhor marina pertinho da Praia Brava.

No calçadão da Praia Brava tem lugar para todos.
4. Caminhe, corra ou pedale na orla
A orla de 3 km com calçadão e ciclovia é um verdadeiro convite à caminhada, corrida e pedal. Não importa o horário ou o dia da semana, sempre há pessoas aproveitando a natureza e a infraestrutura da Praia Brava. E é isso que chamamos qualidade de vida.
Para quem gosta de percorrer longas distâncias, é possível ir da Praia Brava até Balneário Camboriú caminhando, correndo ou de bicicleta. Tem ciclovia e calçada em todo o trajeto, seguro e com um visual lindo.
Para quem é adepto do mountain bike ou gosta de aventura, a dica é seguir o calçadão da Praia Brava sentido norte, ao Canto do Morcego. De lá é só subir o morro e ir até a Praia de Cabeçudas. Se ainda tiver fôlego, a ciclovia e o calçadão seguem pelas praias, os molhes e vão até o Mercado Público de Itajaí. Local estratégico para recarregar as energias com a culinária local.A cultura do ciclismo está crescendo tanto na região que a Praia Brava e Itajaí fazem parte do Roteiro de Cicloturismo da Costa Verde & Mar.

Entre a praia e o trabalho dá para ir às compras.
5. Faça compras sem sair da Brava
O clima tranquilo da Praia Brava e a proximidade entre as lojas tornam sua experiência de compras mais fácil e divertida.
No centro da Brava você encontra lojas e boutiques vendendo desde decoração, artes, flores, roupas, aromaterapia e claro, moda praia. Nas vitrines estão designers internacionais e nacionais, como a coleção de beachwear de Lenny Niemeyer, e marcas que nasceram na Praia Brava, como a SantaCosta.
A Praia Brava também tem um shopping. O BRAVAMALL reúne lojas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, chocolateria, supermercado e praça de alimentação. Tudo em um único lugar. Super prático para quem quer fazer as compras e voltar para a praia rapidinho.
6. Ande de skate no Edem Skatepark
O esporte que trouxe medalha olímpica para o Brasil é praticado na Brava há bastante tempo. Adultos e crianças colocam suas manobras em prática no calçadão da praia e no Éden Skatepark que existe desde 2016, muito antes do skate se tornar esporte olímpico.
Se você já pratica o skate, ou se tem vontade de aprender, aproveite o clima da Praia Brava para se dedicar ao esporte.

Adrenalina e emoção de voar sobre uma das praias mais belas de Santa Catarina.
7. Voe de parapente sobre a Brava
Sim, a Praia Brava respira esporte, seja na água, por terra ou no ar. O céu da Brava está sempre colorido com parapentes e paramotores. Se você sonha em voar alto, saiba que na Brava é possível tornar este sonho em realidade.
O Complexo do Morro do Careca, na ponta sul da Praia Brava, é um campo de decolagem de voo de parapente e várias escolas oferecem cursos de voo e voo duplo panorâmico.

A trilha para Praia do Buraco tem um visual espetacular.
8. Descubra trilhas escondidas
As dicas de esportes e natureza na Praia Brava continuam com duas trilhas imperdíveis para o seu próximo final de semana.
Primeiro, calce seus tênis e vá até o Canto do Morcego, na ponta norte da Brava. No final da última plataforma de acesso à praia, perto do morro, você encontrará uma corda pendurada. A trilha começa ali e, embora o início seja mais desafiador, ela leva à Praia da Solidão, acessível apenas por mar ou trilha. Aproveite!
A segunda trilha fica na ponta sul da Brava, rumo à Praia do Buraco e Balneário Camboriú. A trilha começa no Complexo do Morro do Careca, onde, após subir alguns metros, você verá uma escadaria à direita, que leva à Praia do Buraco. Curta essa praia linda, que é endereço do Resort Infinity Blue e do Beach Club Amaité. No final da praia, uma passarela de madeira contorna o costão e leva ao pontal norte de Balneário Camboriú. Para voltar à Brava, você pode retornar pela praia ou seguir pela Estrada da Rainha.

Até o happy hour na Brava é especial.
9- Curta os bares e baladas da Brava
A Praia Brava em Itajaí tem o título de uma das praias mais badaladas de Santa Catarina, e não é apenas fama não, os bares e clubes da Brava são únicos e diferentes.
A Brava ganhou fama internacional com o Warung, votado como um dos melhores clubes do mundo. O templo, como é carinhosamente chamado, é sinônimo de música eletrônica de qualidade e festas inesquecíveis.
O bom da Brava é que todas as tribos são bem-vindas, além do Warung há outros bares e restaurantes com música ao vivo. Alguns com DJ, outros com banda ou voz e violão. A seleção vai do pagode ao hip-hop, é só ficar de olho nas agendas e escolher o que melhor combina com você.
Para te ajudar a programar o final de semana (e a semana também), segue aqui um guia dos bares e baladas na Praia Brava para todos os estilos.

Uma das vistas mais lindas da Praia Brava.
10 – Assista o pôr do sol no Morro do Careca
Nossa dica do que fazer na Praia Brava em Itajaí inclui um dos visuais mais lindos da região. Planeje a sua subida ao Morro do Careca para o final de tarde. A entrada do complexo fica na Estrada da Rainha, que conecta a Praia Brava e Balneário Camboriú.
O percurso até o topo do morro é curto, aproximadamente 700 metros de rua pavimentada, mas as subidas são bastante íngremes. Vá com calma e respire fundo, pois o visual lá de cima vale a pena o esforço. Só é permitida a entrada de pedestres e ciclistas, então se você curte um pedal, pode se aventurar lá.
Situado a 140 metros acima do nível do mar, o Morro do Careca tem vista panorâmica sensacional. De um lado, a bela Praia Brava e do outro a moderna cidade de Balneário Camboriú.
Dica Bônus: Explore Além da Praia Brava
A Praia Brava é, sem dúvida, incrível por si só, mas sua localização estratégica a torna uma base perfeita para explorar a região.
A apenas alguns minutos de distância, está Balneário Camboriú, com suas praias vibrantes, vida noturna animada e atrações como a famosa Roda Gigante.
Do outro lado, está Itajaí, com seu charme e rica cultura e gastronomia. E para quem está em busca de diversão em família, o Beto Carrero World, em Penha, está a uma curta viagem, sendo uma das maiores opções de lazer do Brasil.
Nosso guia do que fazer na Praia Brava em Itajaí acaba aqui. Se você está vindo para Brava pela primeira vez, leia nosso guia de como chegar à Praia Brava e tenha uma ótima viagem.